quinta-feira, 22 de junho de 2017

Maranhão quer que o projeto dos diques da Baixada saia do papel

O deputado Waldir Maranhão defendeu a liberação de recursos federais para o início das obras de construção de diques na Baixada Maranhense. O projeto apresentado em 2015 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vai beneficiar aproximadamente 260 mil pessoas que moram em 11 municípios da região.
A preocupação foi apresentada pelo parlamentar a Rodrigo Maia durante audiência no Palácio do Planalto com o presidente da República em exercício. “O projeto, se executado, é importante para a proteção das pessoas e também do ambiente característico da Baixada”, observou Waldir Maranhão.
De acordo com os estudos da Codevasf, os investimentos chegam a R$ 2,5 milhões e vai dar segurança hídrica em toda a área. Os diques da Baixada são uma obra de engenharia que vai conter a água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa. E retardar o seu escoamento para o mar sem alterar as cotas máximas naturais da inundação, de acordo com o projeto.
A Codevasf, segundo Waldir Maranhão, calcula que a água poderá chegar a beneficiar uma área de aproximadamente 1,5 milhão de hectares: além de servir ao consumo humano da população do entorno, ampliará o período de pesca artesanal, matará a sede das criações animais, poderá ser usada em agricultura familiar irrigada, pastagens irrigadas para pecuária leiteira, circulação de canoas, e ainda abrir a possibilidade do uso do dique para tráfego leve (bicicleta, motocicletas, carroças).

Nenhum comentário:

Secretários deixam cargos para disputar eleições municipais de Pinheiro

  O Prefeito Luciano Genésio, anunciou a troca de alguns secretários municipais, que deixarão seus cargos para disputar as eleições municipa...